Análise do Logo – Método Apolinário
O Método Apolinário tinha como objetivo, na época, inserir-se no meio digital, com foco nas redes sociais conhecidas e youtube.
Lidiana Apolinário, atua na área contábil empresarial e eleitoral.
O Processo
O pedido para criar um logotipo e uma identidade visual “resumida” tinha prazo muito curto – como é comum por aqui.
Seriam criados peças para Instagram, Facebook, E-book (PDF) para página de captura, e o projeto seria complementado com vídeos para o novo Canal no Youtube da cliente (dirigido por outra parte da equipe).
A Criação
No processo deste material, como em diversos outros, que há pouco tempo para análise, pesquisas, conversas e discussão, eu envio minhas principais dúvidas para extrair o mínimo necessário do cliente, de modo mais claro e direto possível para ser assertivo no processo de criar esse material visual.
As respostas incluíam: cores; amarelo, azul / utilizar um alvo / utilizar a letra A / e o nome: Método Apolinário
É pouco? É! Mas é o que tem. 😵
Com base nessas informações, depois de fazer esboço em papel, escrevendo o nome da marca, e simulando o símbolo pedido, depois de previamente imaginar o que precisava buscar na internet, fui direto para banco de vetores analisar um estilo para o alvo, que não remetesse a ideia de marketing/publicidade onde também exibe como resultado nas buscas gerais. Depois de encontrar um alvo que poderia ser aproveitado, a inserção da letra A foi incluído e adaptado no centro, de modo que ficasse discreto. Era o que a cliente precisava. E, como etapa final, a escolha da tipografia.
O Resultado
Algumas peças utilizadas em suas redes (criadas por terceiros):
A Conclusão
É perceptível que há infinitas formas de melhorar o resultado. Mas, nem sempre (ou quase nunca) há tempo para isto. Quando o trabalho de criação tem pouco tempo pra planejar e pensar, o resultado fica visivelmente cheio de brechas. Mas esta é a realidade do nosso meio.
No processo, de modo geral, quanto mais tempo se tem para pensar, melhor será a entrega. Mas, claro, nada garante a satisfação da ponta do processo – o cliente. Entregar o melhor possível com as condições que existem é o desafio.
Este material foi criado em 2019.
O que vale, no final, é o cliente estar satisfeito.
Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe um comentário! 💬