Um resumo dos serviços gráficos mais conhecidos da nossa sociedade quando se fala de gráfica de modo geral, e o que você pode fazer em cada um deles.
1 – Gráfica Rápida (atendimento rápido)
Numa gráfica rápida você pode imprimir um documento, tirar cópias (a conhecida Xerox – que na verdade é o nome da máquina que faz a cópia do objeto, não da ação 😂), crachás, embalagens, adesivos, cartões, convites, e centenas de outros tipos de materiais em pequena escala. É o serviço rápido e de alta qualidade, que pode ser utilizado para uma infinidade de situação e necessidade. Vale lembrar que: a gráfica rápida não tem como foco criar materiais complexos ou entregar um manual de identidade para o cliente.
Sugestão de leitura com mais detalhes sobre gráfica rápida.
2 – Offset
O tipo de impressão offset também faz parte do dia-dia de quase todos os lugares. Por exemplo, os maiores jornais da sua cidade certamente são feitos nesse tipo de gráfica. Atende a maiores escalas (volume), e tem um prazo necessário maior pela complexidade do processo.
3 – Serigrafia
A serigrafia também tem grande participação no mercado. Ela permite que seja ‘estampado’ o desejado em (quase) qualquer tipo de material. Você já viu caneta personalizadas? Copos, camisetas e fardamentos, etiquetas, adesivos etc. A serigrafia é um dos métodos de impressão mais versáteis atualmente disponíveis, uma vez que nos permite imprimir numa grande variedade de materiais como madeira, vidro, cerâmica, papel, metal ou tecido têxtil.
Dica final para designers iniciantes
Se você quer evoluir, estude. Mas se você quer evoluir rápido, esteja disposto a trabalhar em uma gráfica (independente do tipo citado acima). Você vai aprender coisas que nenhum vídeo no YouTube e curso on-line ensina. Eu posso garantir e sou prova disso (resumo do meu currículo no LinkedIn)!
Pode ser, sim, um trabalho desgastante, mas, principalmente se você é jovem (não é mais o meu caso), e têm este desejo de entender a fundo este negócio, é em uma gráfica que você vai achar pessoas com experiência e conhecimentos de alto nível, que resolve problemas inimagináveis em um dia de trabalho. O trabalho no computador e softwares fica em segundo plano. É possível aprender tanta coisa que fica difícil resumir.
Arrisque-se! Você pode até não gostar, mas, um ano de gráfica, atendendo clientes de todos os tipos e classes, criando, imprimindo, “cortando papel”, lhe ensina mais que qualquer curso da internet que você queira um dia comprar.
Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe um comentário! 💬
Leia também minha análise sobre algumas marcas que criei.