Um resumo dos serviços gráficos mais conhecidos da nossa sociedade quando se fala de gráfica de modo geral, e o que você pode fazer em cada um deles.

1 – Gráfica Rápida (atendimento rápido)
Numa gráfica rápida você pode imprimir um documento, tirar cópias (a conhecida Xerox – que na verdade é o nome da máquina que faz a cópia do objeto, não da ação 😂), crachás, embalagens, adesivos, cartões, convites, e centenas de outros tipos de materiais em pequena escala. É o serviço rápido e de alta qualidade, que pode ser utilizado para uma infinidade de situação e necessidade. Vale lembrar que: a gráfica rápida não tem como foco criar materiais complexos ou entregar um manual de identidade para o cliente.

maquina xerox de impressão rapida em papel

Sugestão de leitura com mais detalhes sobre gráfica rápida.

2 – Offset
O tipo de impressão offset também faz parte do dia-dia de quase todos os lugares. Por exemplo, os maiores jornais da sua cidade certamente são feitos nesse tipo de gráfica. Atende a maiores escalas (volume), e tem um prazo necessário maior pela complexidade do processo.

3 – Serigrafia
A serigrafia também tem grande participação no mercado. Ela permite que seja ‘estampado’ o desejado em (quase) qualquer tipo de material. Você já viu caneta personalizadas? Copos, camisetas e fardamentos, etiquetas, adesivos etc. A serigrafia é um dos métodos de impressão mais versáteis atualmente disponíveis, uma vez que nos permite imprimir numa grande variedade de materiais como madeira, vidro, cerâmica, papel, metal ou tecido têxtil.

pessoa-segurando-uma-placa-de-madeira-marrom

Dica final para designers iniciantes

Se você quer evoluir, estude. Mas se você quer evoluir rápido, esteja disposto a trabalhar em uma gráfica (independente do tipo citado acima). Você vai aprender coisas que nenhum vídeo no YouTube e curso on-line ensina. Eu posso garantir e sou prova disso (resumo do meu currículo no LinkedIn)!

Pode ser, sim, um trabalho desgastante, mas, principalmente se você é jovem (não é mais o meu caso), e têm este desejo de entender a fundo este negócio, é em uma gráfica que você vai achar pessoas com experiência e conhecimentos de alto nível, que resolve problemas inimagináveis em um dia de trabalho. O trabalho no computador e softwares fica em segundo plano. É possível aprender tanta coisa que fica difícil resumir.

Arrisque-se! Você pode até não gostar, mas, um ano de gráfica, atendendo clientes de todos os tipos e classes, criando, imprimindo, “cortando papel”, lhe ensina mais que qualquer curso da internet que você queira um dia comprar.


Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe um comentário! 💬
Leia também minha análise sobre algumas marcas que criei.

Compartilhe este post:

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com isto.